quarta-feira, 17 de junho de 2009

RELATÓRIO DAS OFICINAS Nº 5 E Nº 6 DATA:19/05/09

No dia 19/05/09 na E.E.B. Professor Osni Paulino da Silva-Anchieta-SC, realizamos as oficinas nº5 e nº 6 da TP3. No período matutino desenvolvemos a oficina nº 5 e no período vespertino a oficina nº 6.
Primeiramente desenvolvi uma dinâmica com o grupo para motivação e socialização dos cursistas. em seguida houve socialização sobre o estudo feito do conteúdo e das atividades da TP3.
Os cursistas comentaram sobre a TP3 e também sobre os materiais do curso que são ótimos e que serão utilizados como suporte para os professores de Língua Portuguesa. O material está sendo analisado e estudado pelos cursistas. Preparei no power point uma síntese do estudo realizado nas unidades da TP3.
ensinar generos textuais é atividade que tem despertado o interesse dos professores de língua portuguesa, o que pode significar o estabelecimento de condições significativas de melhoria do ensino e aprendizagem da língua. Para que isso ocorra, porém, é preciso refletir sobre as razoões para adotar o ensino de generos como instrumento de comunicação e a sequência didática como metodologia de ensino.
Quando nos referimos ao conceito de gênero, entendemos que os gêneros textuais são os únicos instrumentos existentes para a comunicação. Sem eles, não há língua. Quaisquer que sejam as situações em que nos comunicamos, desde a mais cotidiana e corriqueira até a mais planejada, elaborada, elas exigem gêneros textuais, orais ou escritos, para acontecer. Os gêneros são os uúnicos instrumentos de comunicação dos quais a humanidade dispõe, é preciso planejar o seu estudo na escola, considerando o que os alunos ja sabem sobre eles e o que precisam aprender. A proposta do GESTAR é que esse ensino seja feito em etapas planejadas , encadeadas e organizadas em uma sequência didática.
Após ao estudo teórico os cursistas socializaram os relatos dos avançando na prática. Este momento me emocionou e me surpreendeu muito. Os relatos foram ricos e alguns se sentiram bem a vontade para expor, outros porém mesmo nao tendo muito tempo para desenvolver as atividades relataram o que já haviam desenvolvido. Foi interessante e houve troca expressiva de experiências, todos acharam muito importante esse momento e muito produtivo essa socialização de conhecimentos.
Por meio dessas 4 unidades, os professores trabalharam com a diversidade de gêneros que circulam no nosso meio. Os alunos realizaram poesias, produziram biografias, autobiografias, histórias em quadrinhos, descrições de objetos, fábulas, horóscopos, poesias com ilustrações, músicas , cartão postal, receitas entre outros.
Os cursistas planejaram as atividades propostas nas oficinas elaborando atividades de leitura, interpretação e produção de textos visando a análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais de forma interativa e produtivamente, planejaram as atividades propostas e sugeriram outras.
Entreguei um texto em forma de receita, após a leitura e análise, propus que em grupos elaboracem "A Receita do Gestar". A atividade foi desenvolvida com muita animação e no final foi feita a socialização das receitas.
Após este momento, foi feita a avaliação do encontro e a reflexão sobre as duas primeiras unidades da TP4 , que serão assuntos da próxima oficina que se realizará no dia 02/06/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário