terça-feira, 16 de junho de 2009

RELATÓRIO DAS OFICINAS INTRODUTÓRIAS-12/05/09

No dia12/05/09 aconteceu a abertura do curso GESTAR II_ Língua Portuguesa no município de Sao José do Cedro-SC. Estiveram presentes: Secretário do Desenvolvimento Regional da SDR de Dionísio Cerqueira, Coordenadoras do GESTAR II, Diretores das Escolas Estaduais, Formadoras do curso e os professores de Língua Portuguesa.
A abertura teve início às 8 horas. Após o pronunciamento do Secretário Regional as formadoras Ivone e Marlene e a coordenadora Simone iniciaram os encaminhamentos das oficinas introdutórias.
Nesse dia o encontro foi de 8 horas. Pela parte da manhã entregamos o material e explicamos como iria funcionar o curso, orientamos os professores sobre o desenvolvimento do curso, a carga horária, sobre os cadernos de teoria e prática(TP), cadernos de atividades de apoio à aprendizagem (AAA).
Destacamos a importância do curso no desenvolvimento da formação continuada dos professores na construção do conhecimento e de uma nova prática de ensino.
No período vespertino continuamos com as orientações sobre o programa GESTAR II. Desenvolvemos uma atividade de produção textual em grupos. Todos receberam o texto: A Moça Tecelã de Marina Colasanti, lemos e comentamos o texto.
Logo após os cursistas formaram grupos. Cada grupo recebeu um gênero textual, onde deveriam transformar o conto mantendo o mesmo tema em outros gêneros textuais tais como: propaganda, classificado poético, receita, acróstico, carta familiar, tira e outros.
Tiveram um espaço de tempo para a elaboração, depois cada grupo apreserntou seu gênero textual. Foi um trabalho interessante com a participação de todos.
Para finalizar as oficinas introdutórias, os cursistas tiveram um espaço de tempo para perguntas e dúvidas quanto ao curso. Foram muitos os questionamentos, muitos colocaram que nao iriam ter tempo e que seria inviável a participação dos mesmos no curso.
A coordenadora Simone do GESTAR II da SDR reforçou as explicações sobre o funcionamento do curso e se colocou a disposição de nos auxiliar com suporte de materiais necessários ao desenvolvimento do curso.
Os cursistas foram divididos em polos. Eu, Ivone T.M. Sampaio fiquei com o polo de Anchieta, com professores desse municipio e do municipio de Palma Sola, num total de 10 professores, um da rede municipal e nove da rede estadual.
Marcamos o próximo encontro para o dia 19/05/09 para o dia todo. Foram divididos por município para ler as unidades da TP-4 e desenvolver os Avançando na Prática para o próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário