sábado, 24 de outubro de 2009

2ª OFICINA LIVRE-22/09/09

COMEÇAMOS NOSSA OFICINA COM A JUNÇÃO DOS DOIS GRUPOS NO MUNICÍPIO DE PALMA SOLA

HOUVE APRESENTAÇÕES DE MÚSICAS, PARÓDIAS E APRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DA ESCOLA ESPECIAL.

A música é uma linguagem. As suas palavras - os sons - se articulam através de atores os mais diversos. Diferentemente da linguagem verbal - na qual o único protagonista capaz de articular palavras é o homem, a música é falada por um universo maior de seres
O homem fala música. Os animais falam música. Os átomos falam música. A natureza fala música. Os astros falam música. O universo, através dos sons, coloca toda a existência em harmonia com uma linguagem única. As formas refletem musicalidade - como também as cores. Tudo se expressa, de forma não-verbal, de modo a produzir em outros seres algum ritmo, alguma melodia, alguma harmonia.
A música é fundamental em nossas vidas.
Formalmente, a música é constituída de três elementos fundamentais: o ritmo, a melodia e a harmonia.
EFEITOS SOBRE O CORPO HUMANO
-aumenta o metabolismo;
-aumenta ou diminue energia muscular;
-altera a pulsação, a pressão sanguínea e a respiração;
-afeta a percepção de outros estímulos.
ESCUTAR É TUDO: É COLOCAR TODO CORPO, A MENTE, O TEMPO DISPONÍVEIS À EXPERIÊNCIA MUSICAL.
CANTAR MÚSICA

A música e a linguagem falada apresentam muitos pontos de semelhança. Isso possibilita o uso das capacidades musicais do indivíduo para o aprimoramento da sua comunicação verbal. Vencer o vício de uma fala arrastada é possível através de adquirir um ritmo ou modulação na voz - o que se aprende rapidamente, cantando. Cantar, pois ajuda, pois, na criação de padrões da fala.
De fato, relembrando, há o caso frequente de pessoas gagas que conseguem cantar normalmente as variações de tons, melodias e ritmos, como que superando as dificuldades da fala.
TOCAR MÚSICA
Vários fatores contribuirão para uma maior ou menor experiência sensorial: técnica, conhecimento musical, treino, habilidade com o instrumento. Esse é o primeiro aspecto.
O segundo é o oposto: tocar para os outros. Doar seus talentos para os outros. è vibrar os instrumentos, as notas, o coração, a platéia.
DANÇAR MÚSICA
Música e dança foram amplamente utilizadas como terapias curativas pelos povos antigos. A música induz e facilita o processo da dança, sendo, para qualquer pessoa, uma verdadeira terapia de libertação. Aprende-se a dominar o próprio corpo; a harmonizá-lo com as vibrações e tempos da música, do ritmo;a sincronizar seus passos com o de um parceiro - ou de um grupo. É uma lição de vida - e uma verdadeira ginástica.
ESCUTAR MÚSICA
Para ouvir, basta o órgão auditivo. Em se tratando de música, vamos nos valer de outro verbo: escutar - pois desejamos dar o sentido de ouvir com os ouvidos mas, perceber com todos os sentidos: isto é escutar música. é apreciar todas as vibrações que acompanham as ondas
sonoras: os instrumentos, as vozes, a platéia, o cantor, os ruídos ao redor.
É UM EXERCÍCIO PARA A SENSIBILIDADE: AJUDA A ADMISTRAR O TEMPO, A ESTAR MAIS ATENTO, A MELHORAR A AUTODISCIPLINA E A EXERCITAR A MEMÓRIA.
ATIVA A CAPACIDADE DE PERCEPÇÃO DO CÉREBRO.
NOS ENSINA A IMPORTÂNCIA DE ENCADEAR AS ATIVIDADES.

Música - A BANDA

Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Falando coisas de amor
O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagens parou
A namorada que contava as estrelas parou
Para ver, ouvir e dar passagem
A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair do terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela pensando
Que a banda tocava pra ela
A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
E a lua cheia que vivia escondida sirgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou
E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coias de amor
CHICO BUARQUE


MENSAGEM: FLORES
"Das mais variadas cores e formas, a mãe natureza nos doa diariamente seu amor.
Em cada flor, o seu beijo matinal.
Olhamos e não avaliamos o quanto uma roseira quer nos ofertar. Olhamos e achamos bela.
Mas belo é tão pouco, em relação ao muito que as plantas podem nos passar.
Infelizmente, acostumados que estamos a ver o lado prático das coisas, vemos a utilidade de uma roseira dar rosas, de uma quaresmeira dar flores, do lírio dar lírios. Assim, com a mesma naturalidade com que visualizamos a objetividade das ações dos outros para conosco.
Quando paramos e nos detemos mais em uma flor, já a mentalizamos em nosso jardim.
Por que não mentalizá-la no nosso jardim interior e, ao menor desejo, sacá-la do inconsciente e vivenciá-la como se a estivéssemos vendo pela primeira vez?
Flor, beleza.
Flor, poesia.
Flor, alegria.
Pense em sua vida como uma flor.
Procure observá-la e admirá-la sempre, para que você possa buscá-la e encontrá-la sempre. Sempre que as direções se cruzarem, sempre que o rastro dos caminhos se apagarem para si.
Não há sofrimento maior que sentir a solidão de não ter sensibilidade suficiente dentro de nós, para contemplar uma flor.
Flor. Deixe uma brotar dentro de você.
Paz.
Um abraço grande e uma flor no coração de cada um de vocês."

PESSOAS SÃO MÚSICAS
Você já percebeu?
Elas entram na vida da gente e deixam sinais
Como a sonoridade do vento ao final da tarde
Como ataque de guitarras e metais
Presentes em cada clarão da manhã
Olhe a pessoa que está ao seu lado
E você vai descobrir, olhando fundo,
Que há uma melodia brilhando no disco do olhar.
Procure escutar.
Pessoas foram compostas para serem ouvidas,
Sentidas,compreendidas, interpretadas.
Para tocarem nossas vidas
Com a mesma força do instante em que foram criadas,
Para tocarem suas próprias vidas
Com toda essa magia de serem músicas.
E de poderem alçar todos os vôos,
De poderem vibrar com todas as notas
De poderem cumprir, afinal, todos os sentidos que a elas
Foi dado pelo compositor.
Pessoas são como você, com quem temos o prazer de conviver.
Pessoas são como músicas, como você que temos o prazer de ouvir.
Pessoas têm que fazer o sucesso que lhes desejamos,
Mesmo que não estejam nas paradas.
Mesmo que não toquem no rádio,
Apenas no coração.
JOSÉ OLIVA


Após ter lido a mensagem foi entregue aos cursistas a letra da música a seguir para que em grupo elaborassem um planejamento de como trabalhariam em sala de aula.

CIRANDA DA EXCELÊNCIA

refão
Que bom que a PAZ seria!
Que bom que a PAZ será!
Que boa parceria
essa que a gente está
fazendo aqui neste lugar
A EXCELÊNCIA
é a arte e a ciência de mirar
o olho ao CÉU prá lembrar
que a prosperidade
é como o SOL
que nasce para todo
mundo compartilhar
A EXCELÊNCIA
é palavra especial
que vem da
palavra CÉU
prá inspirar toda
a humanidade
a aprender a se guiar
pelo espírito da PAZ
refão
A EXCELÊNCIA
é a criatividade
que é capaz
de encurtar
a maior de todas as
distâncias
que é aquela que existe
entre a cabeça e o coração
A EXCELÊNCIA
é a Fina Sintonia
em cada dia
a se fazer
entre o HOMEM e a
NATUREZA
entre o campo e a cidade
entre a cidade e o cidadão
refão
A EXCELÊNCIA
é saber como ser ÍMPAR
a partir do amor ao PAR
é saber como conciliar
o dever com o prazer
em cada coisa que se faz
A EXCELÊNCIA
é a possibilidade
de 1 + 1 ser mais que 2
pelo sim, pelo sim da
SINERGIA
vamos todos cirandar
"Ô cirandeiro
ô cirandeiro ô
a pedra do teu anel
brilha mais do que o sol
Essa ciranda quem me
deu foi Lia
que mora na ilha de
Itamaracá"
refão

Válter José Pini - é músico, compositor e facilitador em expressão musical e criatividade, tem formação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Com mais de 25 anos de prática, pesquisa e reflexão sobre as relações que existem entre a música e consciência, entre o processo criativo e processo curativo e entre ARTE DA MÚSICA E ARTE DA VIDA, seu trabalho busca contribuir para a melhoria de índices de coesão social dos grupos.
A música CIRANDA DA EXCELÊNCIA faz parte do projeto MUSICONSCIÊNCIA.
PARA PESQUISA ENTRAR NO GOGLE COM O NOME -VÁLTER PINI

PLANEJAMENTO

GRUPO1- para 5ª série

.Explorar o título.
.Ouvir a música prazerosamente.
.Trabalhar as classes gramaticais: substantivo e verbo.
.Fazer acróstico.
.Destacar o verso que mais gostou para comentá-lo.
(Vanda-Ivone-Lúcia-Marivania-Luizane-Leda)

.GRUPO2- para 8ª série
.Ouvir e cantar a música.
.Montar no quadro tópicos que surgirem na avaliação da letra da música.
.Em duplas redigir um texto dissertativo-guerra, paz, campo, cidade, deveres, prazer, sustentabilidade, coragem, relações humanas...
.Montagem de um painel com o tema "PAZ"
.Assistir um noticiário, montar um jornal falado com as informações coletadas-violência, agressividade e desunião.
AVALIAÇÃO baseada na participação, texto produzido, pesquisa para o noticiário e painel produzido.
(Ana- Gisseli- Giovana- Keili- Silvana- Maria Cristina)

GRUPO3- para 5ª e 6ª série
.Ouvir a música.
.Enter o significado das palavras destacadas.
.Questionar o significado da palavra "refrão".
.Realizar estudo de acentuação.
.Enfocar o tema da música: a paz de espírito, a paz do mundo, harmonia...
.Tempos verbais; futuro do presente- será/ futuro do pretérito- seria.
.Concordância - Que bom que a paz seria!
Que boa parceria.
.Jogo fonético das palavras:paz seria!
parceria.
.Origem de um novo significado a partir do jogo fonético.
.Estrutura da música:estrofe, rima, ritmo, verso, elisão...
(Claudete- Gelcy- Vânia- Viviane- Roseméri)
Na sequência, foram distribuídas várias letras de música é cada grupo escolheu uma para transformar em uma letra parodiada, que serão apresentadas no próximo encontro.
Encerramos o encontro com a mensagem - FLORES - homenageado a PRIMAVERA
Foi entregue uma muda de IPÊ AMARELO para cada cursista, pelo Dia da Árvore.
Cada cursista recebeu também uma apostila sobre música com o título: VIVER BEM COM MÚSICA - O QUE É MÚSICA? O benefício da música e os efeitos sobre o corpo e a mente humana.


PARÓDIA DA MÚSICA - A BANDA

ESTAVA MUITO OCUPADA
O TELEFONE TOCOU
PARA FAZER O GESTAR
ALGUÉM ENTÃO NOS CHAMOU

A DIRETORA QUERIDA
CONOSCO SE PREOCUPOU
PARA FAZER O GESTAR
ALGUÉM ENTÃO NOS CHAMOU

DECLAMADO
UM HOMEM SÉRIO NO CURSO APARECEU
O NOSSO CHEFE ENTÃO NOS CONVENCEU
E O GESTAR ACONTECEU
PARA VER , OUVIR E NOS DAR CORAGEM
AS PROFESSORAS TRISTES QUE VIVIAM CALADAS SORRIRAM
E AS MENTES BRILHANTES SE ABRIRAM
GRUPO - GUARUJÁ DO SUL

Planejamento nº 2
Ler o texto.
Conhecer o vocabulário.
Ouvir e cantar.
Interpretação.
Pesquisar quem é o compositor e cantor da música.
Fazer slides (montagem do texto com ilustrações)
Socialização das atividades.

Planejamento nº 3

Sugestões para trabalhar a musica “Ciranda da Excelência” em sala de aula.

• Retirar palavras dependendo da classe gramatical que se quer trabalhar.
• Exemplo: substantivos, verbos, adjetivos,...
• Ouvir a música e completar os espaços em branco.

• Buscar o significado das palavras destacadas.

• Trabalhar o sentido da música

• Cantigas de roda que a música retoma e resgate de outras cantigas.

• Compreensão e ilustração da música.

• Elencar palavras- chave e construir uma nova versão- paródia.

• Acróstico com a palavra EXCELÊNCIA, após ter trabalhado o significado.

• Dramatização.


Após o planejamento os cursistas receberam cópias de letras de músicas para em grupo elaborar uma paródia.

PARÓDIA DA MÚSICA “VAMOS CONSTRUIR”

VAMOS CONSTRUIR

Sei que sou professora
Tenho coisas para aprender.
Mas eu quero ser valorizada por eu continuar
Nosso mundo é um desafio
Com pessoas pra ensinar.
E também será seu se você colaborar.

/: Vamos construir um mundo melhor
Vamos construir para a educação continuar
Todos temos que estudar.

E você que é meu colega
Também pode aprender
Que o gestar é importante
Pra mim e pra você.
Mas eu tenho a esperança que um dia a educação
Seja prioridade
Não só no discurso
Mas também na verdade.

Cursistas: Caroline, Josiane, Leomara, Ivania e Márcia.


PARÓDIA BASEADA NA MÚSICA “VOU PRA SANTA CATARINA”

VOU PRO GESTAR

Eu to pensando em me formar
No Gestar II final do ano
Pois tenho muito que estudar
E também apresentar
Não vai ser nosso engano.

Eu to tentando repassar
O que aprendi até agora,
Sugerir, compartilhar
Ontem, hoje e agora.

Às vezes to em Anchieta,
Palma Sola ou Princesa,
Estamos sempre preparando,
Isto é uma beleza.

Ou talvez lá no Cedro
Dionísio, Guarujá
Pesquisando, socializando
Até o curso terminar.

Cursistas: Marinêz, Luiz, Simone, José Carlos, Dario e Simone




Nenhum comentário:

Postar um comentário