Iniciamos a oficina com uma reflexão sobre a mensagem:
PARÁBOLA DA ROSA
Um homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente.
Antes que ela desabrochasse, ele a examinou e viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou,
"Como pode uma flor tão bela vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?"
Entristecido por este pensamento, ele se recusou a regar a rosa e antes mesmo de estar pronta para desabrochar, ela morreu.
Assim é com muitas pessoas.
Dentro de cada alma há uma rosa:
São as qualidades dadas por Deus.
Dentro de cada alma temos também os espinhos:
São as nossas faltas.
Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos.
Nós nos desesperamos, achando que nada de bom pode vir de nosso interior.
Nos recusamos a regar o bem dentro de nós, e consequentemente, isso morre.
Nunca percebemos o nosso potencial.
Algumas pessoas não vêem a rosa dentro delas mesmas.
Portanto alguém mais deve mostrar a elas.
Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas.
Esta é a característica do amor.
Olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas.
Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajudá-la a perceber que ela pode superar suas aparentes imperfeições.
Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa, elas superarão seus próprios espinhos.
Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes.
Portanto Sorriam e descubram as rosas que existe dentro de cada um de vocês e das pessoas que amam...
Autor desconhecido.
Após a reflexão houve o momento de trocas de experiências entre os cursistas.
Cada cursista apresentou as atividades desenvolvidas com os seus alunos e as que estão desenvolvendo.
Foi muito interessante, cada professor conduziu as atividades conforme a realidade de sua escola e de suas turmas.
Foram vários os AVANÇANDO NA PRÁTICA desenvolvidos pelos cursistas:
* jogos de quebra-cabeças;
*textos a partir dos quebra-cabeças
*confecção de livrinhos sobre sentimentos e significados das palavras;
*texto coletivo com palavras e seus sentimentos dos alunos;
*texto de propaganda com os temas: saúde e qualidade de vida;
*entrevistas sobre gírias;
*trabalhos com os livros da Ruth Rocha- teatros e apresentaões sobre as obras;
*leitura, interpretação e encenação do texto ; O trem de ferro de Manuel Bandeira;
*cartazes de Sao João;
*poesias em forma de convite para a festa da escola;
* textos informativos;
* romances autobiográficos;
*também foram desenvolvidas atividades dos cadernos de atividades.
Relatórios concluidos, reforcei a leitura das TPs e também sobre os portfólios. Passei uma apresentação no power point sobre o portfólio e os projetos.
Em seguida proceguimos nossa oficina onde adaptei umas atividades do AAA5 na pág.21.
Os cursistas foram separados em duplas pra desenvolver a atividade.
Brincando com os sons
Você já ouviu falar em alguém chamado Sarita? Esse nome lhe é familiar? Então escute bem, porque, a partir de agora, ela será apresentada:
Sarita
Sarita Sarará das Sardas Senfim
Nasceu assim
E assim será:
Sabe o que gosta,
Sabe o que quer,
Quer ser estrela
Do sacolejar.
E não quer casar.
Sarita cresce
Saçaricando
sua serpentina,
saboreando
seu sambar.
E não quer casar
Será?
Sarita Sarará das Sardas Senfim da Silva
É porta-bandeira.
E não é mais solteira.
Casou-se
Com o mestre-sala
Da sua gafieira.
ZATZ, Lia. Alfabetando. São Paulo: Paulinas, 1997.
GESTAR II- ANCHIETA- 30/06/09
Agora que você já foi apresentado à Sarita Sarará das Sardas Senfim, volte ao texto e assinale todas as palavras que comecem com a letra S. Depois, organize-as no quadro:
nomes verbos adjetivos
Observe como o poema foi construído a partir de um nome (uma personagem) que praticou determinadas ações (verbos) e possui algumas características (adjetivos). Experimente fazer a mesma brincadeira com palavras realizada pela autora Lia Zatz; siga os passos abaixo e divirta-se:
Trabalho em duplas
1. sorteie o nome de um colega e separe a sua letra inicial
2. preencha um quadro similar ao feito em sala com o poema da Sarita (nomes, verbos e adjetivos), onde todas as palavras deverão ter a mesma letra inicial;
3. crie um título para o poema com duas palavras iniciadas com a letra já escolhida;
4. construa uma breve “história poética” sobre o nome do seu colega: pense em suas características (1a estrofe), no que gosta de fazer (2a estrofe) e no que lhe acontecerá ou em uma mudança/novidade (3a estrofe).
Mãos à obra! Brinque e invente à vontade com essas palavras e com os seus sons.
Leia o seu poema para os colegas, ilustre-o e exponha-o no mural da sala, junto com os poemas dos colegas, para leitura posterior.
Os professores trabalharam em duplas, foi muito interessante, pois conseguiram brincar com o som das palavras e formar novos textos.
Comentamos sobre a parte teórica: estilística e coerência textual, alguns professores colocaram da dificuldade que sentiram ao ler as unidades, pois nem todas as formações que tiveram a nível superior tratavam desses assuntos, só os mais novos que estao se formando ou se formaram a pouco tempo possuem uma leitura mais abrangente sobre esses temas.
Fiz um resumo da parte teórica , mas pelo pouco tempo nao consegui passar para os professores.
Os professores reclamam muito a falta de tempo, mas mesmo assim estão lendo e desenvolvendo as atividades em suas escolas.
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